Conheça

Quem sou eu

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

De volta do litoral do estado do Rio me pego bastante triste e decepcionada, visitei lugares lindos, mas vi muita gente sem educação e responsabilidade.

A maioria dos dias ficamos em Arraial do Cabo e nos horrorizamos com a quantidade de lixo na areia... Lixo de todo tipo, jogado principalmente pelos turistas, mas os maiores vilões eram os pequenos lixos, já que estes a prefeitura não consegue retirar, palito de picolé, canudinho e guimba de cigarro aos montes (depois os fumantes não sabem porque eu os odeio tanto). Num fim de tarde, em meia hora, eu sozinha juntei 3 sacolas de lixo. E vimos muita gaivota comendo guardanapo, ou sacola plástica.

Numa conversa com um funcionário de supermercado, ele contou que acharam uma tartaruga de cem quilos e que com exames descobriram muito plástico dentro dela, contou também que já saiu do mar com uma sacola plástica na cabeça. Já minha sogra, numa ida ao mar, deu de cara com um absorvente... sem comentários!!!

Eu acho que a forma que pode dar certo é a famosa: mexer no bolso das pessoas, se começa a haver uma fiscalização e multa, as pessoas vão aos poucos parando de jogar lixo, os funcionários podem ser pagos com a própria arrecadação. Com o tempo, as pessoas não farão mais isso porque vão saber que não pode, mesmo que as próximas gerações não saibam o porquê, saberão que não pode! Em outros países já existe multa para quem joga lixo em lugar indevido e dá super certo.

Eu gostaria que não precisasse disso, que as pessoas tivessem consciência mesmo quando ninguém olhasse para elas, mas sou otimista :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário