Conheça

Quem sou eu

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O que podemos fazer para tornar tudo mais agradável, funcional ou sustentável?

Aí está uma pergunta que me faço constantemente, cada dia da minha vida penso mais nisso, claro que não foi sempre assim, mas com meus 29 anos de idade sei que posso sim fazer uma grande diferença, e gostaria de compartilhar algumas descobertas...

Uma grande delas vcs já conhecem de posts passados, separo todo o lixo da minha casa e o que consumo na rua, papeis, plásticos, alumínio e outros vão para a reciclagem na quarta de manhã, como a faxineira do prédio não está aqui neste horário, faço questão de descer com minhas sacolas, que acabam sendo o maior volume gerado em minha casa, organizo tudo para ficar menos volume. O lixo orgânico, cascas de frutas, verduras, ovos, folhas e outros vão direto para a minha composteira caseira, que em breve estará produzindo adubo pro meu jardim, onde já tenho plantado salsinha, pitanga e acerola, numa busca de cada vez mais poder consumir coisas sem agrotóxicos e conservantes.

Outro dia, separando os recipientes de papelão onde vem os ovos que compro no sacolão, pensei que isso poderia ser reutilizado pelo próprio sacolão, ao invés de reciclado e não é que o garoto que corta os pentes ficou super feliz com a devolução?
Já aquelas que têm logomarca, separo para a tia de meu marido, que vende ovo caipira no interior...

Também me tornei síndica e percebi o quanto era grande o volume de correspondências erradas que ainda chegavam no prédio, e nunca ninguém se dava o trabalho de devolver pro correio, eu achei que isso podia sim fazer a diferença em alguns sentidos, hoje recolho todas e entrego na agência mais próxima. Cada dia chega menos... O próximo passo do meu mandato é descobrir por que a conta de água do prédio é tão cara...

Coloquei todas as minhas contas e as do prédio em débito automático e inibi a fatura impressa das minhas, hoje recebo tudo por email. Ah, por falar em email, deletei meus emails que não utilizava mais, agora só tenho um email pessoal para http://www.blogger.com/img/blank.gifotimizar as coisas.

Não utilizo mais absorventes e sim coletor menstrual, que são feitos de silicone e laváveis, mais confortáveis e higiênicos, da mesma forma pretendo utilizar fraldas de pano em meus filhos, o máximo que conseguir claro! Já existe uma que tem a parte de fora de plástico e por dentro um refil de pano, assim fica menos coisa pra lavar...

fraldas ecológicas em BH
coletor menstrual

Ah, tb sou daquelas que fecha a torneira enquanto escovo os dentes e sempre abro pouco a água para qualquer coisa, não pouquinho, mas o tanto suficiente para lavar as mãos ou as louças. E encho o saco do meu marido prele fazer o mesmo, rs.

E para completar descobri um site que chama trocafigurinhas e completei o álbum da minha sobrinha através dele, sem ter que comprar milhões de pacotes de figurinhas e ficar com aquilo sobrando em casa, afinal, sou do tempo em que se trocava papeis de carta...

site de troca de figurinhas

Alguém quer contribuir para alguma mudança? Alguma sugestão boa? ham? Manda aí...

p.s. odeio a padaria que embrulha tudo, tudo, tudo em isopor e plástico film

2 comentários:

  1. Essa das fraldas e do coletor eu não sabia. Bacana! Sobre aquelas embalagens de isopor da padaria, são úteis na fabricação de velas. Tenho que te ensinar essa mocrinha! Beijos

    ResponderExcluir
  2. oba, quero mesmo aprender antes que eu dê um escandalo na padaria, rs...

    ResponderExcluir